Dagoberto(Reprodução - site Inter)
1 - Sobe: Dagoberto
O Internacional foi certeiro em sua principal contratação até o momento. Dagoberto chega ao Beira-Rio para ser o parceiro de Leandro Damião no ataque, uma função que parece esquecida desde a saída de Taison. Por ali já atuaram Zé Roberto, Oscar, Rafael Sóbis e Jô. E ninguém deu certo. Além de intimidade com o gol, Dagoberto tem a fama de ser um bom garçom e de ajudar na construção das jogadas ofensivas. E para completar, acertou sua transferência quando vivia seu melhor momento no São Paulo.
Andrezinho(Agif Esportes)
2 - Sobe: Andrezinho
O setor de meio-campo foi um dos mais criticados em 2011 no Botafogo. Na reta final do Campeonato Brasileiro, Elkeson caiu de produção, enquanto Maicosuel foi deslocado para o ataque em muitas oportunidades. Assim, ficou faltando jogador para a criação, o que provocou grande desorganização no sistema tático. Com Andrezinho, o técnico Oswaldo de Oliveira terá mais opções para o setor e ainda ganha valor nas jogadas de bola parada, pois o meia, ex-Internacional, é um especialista em cobranças de falta.
Jean(Photocamera)
3 - Sobe: Jean/Wagner
Como é de costume, o Fluminense abre o cofre para contratações no início de cada ano. Agora, conseguiu reforçar seu elenco onde mais precisava. Wagner, ex-Cruzeiro e que estava no futebol turco, deve jogar ao lado de Deco, dando mais uma opção ao meio-campo, enquanto Jean reforça um setor que parecia carente. Para a marcação de meio-campo, o técnico Abel Braga só contava com Edinho e Diguinho. Além disso, Jean é um coringa e pode atuar na lateral-direita, setor em que o Tricolor perdeu Mariano.
Kleber(Reprodução - site Grêmio)
4 - Sobe: Kleber
O Grêmio pagou caro, mas promete ter os resultados à altura do preço que o Gladiador custou. Se o clube teve problemas com gols em 2011, Kléber pode ser parte das soluções, mas contará com a ajuda do boliviano Marcelo Moreno, que foi um grande goleador quanto atuou no Cruzeiro. Essa nova dupla tem tudo para repetir o sucesso que Jonas e Borges fizeram em 2010. Desde então, o clube vem sentindo falta de jogadores matadores.
Rodolfo(Flickr - Vasco)
5 - Sobe: Rodolfo
Um dos problemas do Vasco nos últimos meses de 2011 era a defesa. Após a saída de Anderson Martins, Dedé ficou solitário e teve e, às vezes, de "jogar por dois". O clube carioca foi, então, atrás de um parceiro e achou Rodolfo, que estava encostado no Grêmio depois de passar por uma cirurgia. Se ele repetir o bom momento que teve no Fluminense, o Vasco deve formar a melhor dupla de zaga do futebol brasileiro em 2012.
Santos(Flickr - Santos FC)
1 - Desce: Santos
O investimento para a manutenção de Neymar é altíssimo. E isso está fazendo com que o clube deixe de se reforçar em setores carentes e que ficaram evidentes durante o segundo semestre de 2011, em especial no Mundial de Clubes. Se o ataque pode ser matador, com Neymar, Ganso e Borges, a defesa é de pânico, causado pela lentidão de Edu Dracena e Durval. Como o meio-campo não tem marcadores de primeira linha -Arouca e Henrique são os principais nomes nesse quesito-, o time tem tudo para sofrer em sua retaguarda. E, até agora, nenhuma contratação foi feita. Para piorar, o clube já avisou que não tem grande interesse em aumentar seu elenco.
Daniel Carvalho(Agência Estado)
2 - Desce: Daniel Carvalho
A carência do Palmeiras em um armador o levou a Daniel Carvalho, que parecia encostado no Atlético-MG. Como deveria ceder Pierre -o jogador queria se mudar de vez para o Atlético-MG-, o meio-campista foi a solução. Mas parece que se esqueceram de que Daniel Carvalho passou os últimos anos sem grandes atuações. De 2007, quando ainda jogou pela seleção brasileira, para cá, não vem deixando saudade. Antes de ser cedido pelo Atlético-MG, o meia também atuou no Internacional, clube que o revelou, e passou mais tempo no banco de reservas ou em tratamento médico.
Fabrício(Agência Estado)
3 - Desce: Fabrício
Não dá para saber qual foi a atuação de Fabrício que chamou a atenção dos dirigentes são-paulinos. O volante chega ao Morumbi, inclusive, para disputar vaga em uma posição que já estava repleta de jogadores, como Wellington, Casemiro e Denilson. O clube ainda mandou embora Jean e Carlinhos Paraíba, mas teve o retorno de Cléber Santana. Se Leão estiver disposto a jogar com três zagueiros, Fabrício terá mais problemas ainda para encontrar lugar no time titular.
Corinthians(Agência Estado)
4 - Desce: Corinthians
Está apostando a maior parte de suas fichas em Montillo. Parece ter o dinheiro reservado e à espera do "sim" do Cruzeiro na negociação. E, enquanto isso não acontece, a busca por reforços está parada, e o time deve ser o mesmo que foi campeão brasileiro em 2011. Não que isso seja ruim, mas a realidade é que o time de Tite ainda tem setores carentes, como nas duas laterais. Para o meio-campo, jogadores importantes como Ralf e Paulinho continuam sem um substituto à altura. A contratação de maior peso é o centroavante Élton, que é uma alternativa para Liedson e Adriano no comando do ataque.
Lincoln(Reprodução - site Coritiba)
5 - Desce: Lincoln
O Coritiba perdeu alguns jogadores depois do sucesso feito em 2011 e, para reforçar o meio-campo, contratou Lincoln, que estava no Avaí. Na prática, o meia pouco acrescentaria em um time que já conta com Rafinha e Davi para o setor. E levando em consideração o histórico, Lincoln não teve ter lá grande sucesso. Foi mal no Avaí, no Palmeiras e no Galatasaray. Depois que saiu do Schalke, onde até deixou saudade, batalhou contra lesões e, se continuar nesse ritmo, passará pouco tempo dentro de campo.