O Porto venceu o Marítimo, por 2 a 0, neste sábado, no estádio do Dragaão, e retomou a liderança do Campeonato Português. Com gols de Rodriguez e Otamendi, o time da casa ultrapassou na tabela novamente o Benfica, que havia goleado o Rio Ave, por 5 a 1, na sexta-feira, e assumido provisotriamente a primeira colocação.

Porto e Benfica agora somam 33 pontos na classificação, mas os atuais campeões levam vantagem no saldo de gols: 24 as 19.

Depois do jogo ter ficado empatado durante 80 minutos, o uruguaio reapareceu em boa hora para os Dragões ao marcar o gol que descomplicou a partida. Briguel, contra, selou o placar.

O primeiro tempo pouco teve de emoção. Na retranca, os visitantes, desfalcados de três titulares suspensos, viram a sua situação ficar pior quando, nos instantes finais da primeira etapa, Roberge recebeu dois amarelos em dois minutos e foi expulso.

Na segunda etapa, o time da casa aumentou muito a intensidade. As chances começaram a aparecer, mas o goleiro Peçanha, inspirado, parou a maioria delas. O Marítimo ainda mandou uma bola na trave em contra-ataque puxado por Danilo, para aumentar a emoção.

O time da casa só respirou aliviado aos 35, quando Cristian Rodríguez recebeu na frente e balançou as redes após mais de um mês ausente dos titulares. Após jogada de Otamendi, Briguel desviou contra o patrimônio e fechou o 2 a 0.

Na próxima rodada, apenas no dia 8 de janeiro do próximo ano, o Porto terá um clássico diante do Sporting, em Lisboa, enquanto a equipe da Ilha da Madeira recebe o Olhanense.