As obras do estádio Beira-Rio voltarão a ser realizadas. Na noite desta quinta-feira, o Conselho Deliberativo do Internacional fechou o contrato de parceria com a construtora Andrade Gutierrez. Após meses de debates e horas de discussões nesta quinta, ficou definido que a construtora em questão será a responsável por ativar as máquinas no Beira-Rio em até trinta dias. O acordo com o clube gaúcho é válido por 20 anos, com divisão de receitas em publicidade estática e áreas comerciais no entorno do estádio.

Dos 345 conselheiros aptos para votar, 283 assinaram o caderno de presenças. 229 membros do conselho aprovaram a parceria, enquanto 47 votaram contra. Aconteceram ainda sete abstenções. A aprovação do contrato já era esperada, pois a atual diretoria possui a maioria dos membros dentro do Conselho Deliberativo. Mesmo assim, a oposição se esforçou para evitar a aprovação, e até promoveu um protesto, distribuindo um manifesto por escrito, encabeçado pelo ex-presidente Vitório Piffero. Em certo momento, alguns dirigentes chegaram a trocar empurrões.

"Este é um contrato complexo, que envolve uma parceria de longa duração e, por isso, trabalhamos exaustivamente para deixá-lo totalmente voltado aos interesses do Internacional", disse o presidente do Internacional, Giovanni Luigi.

"Os conselheiros estudaram, votaram da forma como entendiam melhor e foi uma reunião que mostra a maturidade do Conselho Deliberativo do Inter. E eu espero que todos, todos mesmo, independente da forma que votaram, que estejamos unidos para levar adiante e sermos exemplo durante a Copa do Mundo", discursou o mandatário.

O projeto do estádio, que está paralisado desde junho, tem orçamento de cerca de 290 milhões de reais. A Andrade Gutierrez vai arcar 20% da quantia. O resto sairá de novos investidores, ainda indefinidos.

No contrato, a Andrade Gutierrez tem o período de até 100 dias para desistir do negócio, caso não surjam os investidores necessários. A expectativa é que o Beira-Rio esteja pronto no início de 2014. Porto Alegre receberá cinco jogos da Copa do Mundo: são quatro da primeira fase e um das oitavas de final.